Monday, 20 May 2013

Introdução


É sem sombra de dúvidas um dos patrimónios naturais mais emblemáticos do País e por maioria de razão da província da Huila onde ele se encontra situado. Com cerca de 7900km2 as suas fronteiras estão definidas grosso modo por uma área imediatamente a Sul da linha Capunda-Cavilongo – Quipungo – Matala, confinando a leste com o Rio Cunene, limitado a Ocidente pela linha Capunda-Cavilongo – Quihita – Tchibemba e a Sul pela Tunda dos Gambos que se poderia esquematicamente definir pela linha Tchibemba – Mulondo. 




A paisagem, dominada pelas características chanas que drenam lentamente a água d chuvas, está inserida num contexto típico de altiplano com cotas variáveis dos 1420 até 1170 no sentido Oeste-Leste e de 1310 até 1180 no sentido Norte-Sul. 

Dado que em qualquer desses alinhamentos o Parque se estende por cerca de 100 km, temos uma configuração marcadamente plana, com pendentes suaves e muito regulares, não evidenciando os perfis de erosão e de ravinamento que se verificam quando as pendentes são mais agressivas. Por esse motivo o solo mantém facilmente os nutrientes que não são lixiviados pela acção das chuvas e por conseguinte a vegetação é outro dos aspectos do enorme fascínio que se apodera de quem visita este Parque.